De 19 a 21 de novembro, mais de 8.000 profissionais reuniram-se na IFEMA MADRID para o maior espaço de debate e colaboração público-privado no domínio da mobilidade sustentável.
Madrid, 22 de novembro de 2024 - A Global Mobility Call concluiu a sua terceira edição esta quinta-feira, com um apelo à ação para que governos, empresas e agentes envolvidos na conceção da mobilidade redobrem os seus esforços e colaboração para um futuro mais sustentável que beneficie toda a sociedade.
De 19 a 21 de novembro, mais de 10.000 profissionais (8.000 presenciais e 2.000 online) reuniram-se no maior evento de mobilidade sustentável organizado pela IFEMA MADRID e pela Smobhub, num formato de Congresso & Expo que reuniu cerca de 450 líderes de opinião e influentes especialistas nacionais e internacionais num total de 115 mesas redondas e palestras. As sessões aprofundaram as últimas tendências, projetos e soluções para reforçar e acelerar a transformação que as empresas e instituições estão a realizar. A GMC promoveu a criação de alianças e a colaboração entre os múltiplos agentes do setor.
Arancha Priede, Diretora Geral de Negócios de Feiras e Congressos da IFEMA MADRID, encerrou esta edição da GMC, manifestando a sua confiança de que este evento “foi além da exposição de alternativas, e facilitou a obtenção de progressos e a implementação de soluções, e que consolida ligações para avançar no investimento, na investigação e na implementação de grandes projetos, bem como consolida espaços de colaboração e alianças entre os setores público e privado”. Anunciou ainda que, nos próximos meses, será publicado o Segundo Relatório sobre Mobilidade Sustentável Global Mobility Call 2024, em colaboração com o Instituto Fraunhofer e a Bable. O relatório incluirá todas as ideias e propostas desta edição.
Neste evento, o cofundador da Smobhub, Juncal Garrido, afirmou que a GMC sempre teve como objetivo ser um veículo de transformação global e que a experiência criada deve continuar a impulsionar a colaboração internacional: "A Global Mobility Call não é apenas um evento; é um apelo à ação para que governos, empresas e comunidades trabalhem em conjunto para um futuro mais sustentável. Vamos garantir que as ideias e parcerias que surgiram aqui se traduzam em resultados tangíveis que beneficiem a sociedade em geral".
O encerramento dos prémios do Global Mobility Call teve lugar no evento de encerramento. O prémio para o Stand Mais Sustentável foi atribuído à Ciclosfera; o prémio Top Innovator Award foi atribuído ao Grupo Ruiz, e o prémio para o Melhor Design de Stand foi atribuído à Celering.
Nesta edição, a Global Mobility Call afirmou-se como um dos epicentros para a definição das chaves do futuro da mobilidade sustentável a nível mundial, num espaço que promove o debate sobre este processo de transformação e a promoção da colaboração público-privada em projetos, investimentos e soluções de vanguarda.
A agenda do congresso deste ano foi desenvolvida segundo sete itinerários para dar forma a temas enquadrados no debate global sobre a mobilidade sustentável: Transição energética: Impulsionar a transformação da mobilidade; Mobilidade urbana: Soluções de transporte público e mobilidade partilhada; Transporte intermodal: Mobilidade eficiente e sustentável; Planeamento inteligente da mobilidade: Conceber espaços urbanos mais habitáveis; Transformação do setor automóvel: Adaptação a uma nova era de mobilidade; Tendências tecnológicas: Acelerar a revolução da mobilidade; e Disrupção estratégica: Inovação, Talento e Cibersegurança.
Esta edição contou com a participação de especialistas de renome e líderes do setor. Entre eles, John McMonigle, Secretário-Geral da Federação Internacional da Energia; Ivan Marten, Presidente do Instituto Basco da Competitividade (Orkestra); Louis Zacharilla, fundador do Intelligent Community Group; Chris Barton, fundador e criador do Shazam; os especialistas internacionais em mobilidade Roger Atkins, Sampo Hietanen e Maya Bon Dror ou Oleg Polovynko, conselheiro do Presidente da Câmara de Kiev para a digitalização. Também Valentina Galasso, presidente do Comité Internacional PIARC para o funcionamento da rede e ITS, sócia da Deloitte, Itália; Stefan Di Bitonto, diretor-adjunto das tecnologias mecânicas e eletrónicas da Germany Trade & Invest (GTAI), entre outros.
Nesta agenda, os governos municipais desempenharam um papel importante na apresentação de experiências e projetos, pelo que se destacaram representantes municipais de Estugarda, Copenhaga, Bruxelas, Bolonha, Milão, Cracóvia, Estocolmo, Oslo, Bordéus, Budapeste, Chicago, Boston, Cincinnati, Aurora, Portland, Istambul, Guimarães, Barcelos, Creta, Atenas, Valdivia (Chile), Hermosillo (México), Montería (Colômbia), e outros da Costa Rica, Reino Unido e Irlanda.
O evento contou também com a participação ativa de parceiros estratégicos, que lideram atualmente a inovação e o desenvolvimento de novos modelos de mobilidade, tais como Adif, Alsa, Avanza, Moeve, Consórcio de Transportes de Madrid, EMT Madrid, Iberia, Iberdrola, Metro de Madrid, Renfe, Indra, Sistem e Grupo Ruiz, que contribuíram com a sua visão e propostas para a redefinição da mobilidade sustentável no futuro.
Numerosas empresas e entidades oficiais participaram na Expo GMC, onde foram apresentados novos produtos e soluções. Este ano, destacaram-se os promotores de pontos de carregamento que trabalham para a eletrificação dos transportes, com empresas como a Alpitronic, com a sua tecnologia de carregamento rápido; a empresa alemã chargecloud GmbH , que apresentou a sua plataforma de software modular; a Charge Electra Spain e a Chargevite Energy, para o planeamento de estações de serviço, bem como a Driveco España, que promove pontos de carregamento universais.
A Global Mobility Call foi patrocinada pelo Ministério dos Transportes e da Mobilidade Sustentável, pela Comunidade de Madrid e pela Câmara Municipal de Madrid. Além disso, participaram também 130 parceiros institucionais e empresariais, 54 associações setoriais e 40 parceiros dos meios de comunicação social. 250 jornalistas acreditados deram origem a uma cobertura mediática nacional e internacional.
A próxima edição da Global Mobility Call realizar-se-á de 28 a 30 de outubro de 2025.
Sobre o Global Mobility Call (GMC)
Organizada pela IFEMA MADRID e pela Smobhub, com o patrocínio e apoio do Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável, a Global Mobility Call nasceu em 2022 como um evento estratégico para posicionar Espanha como o centro internacional da mobilidade sustentável, num contexto decisivo de recuperação pós-pandémica e num ambiente de desenvolvimento empresarial e oportunidades de investimento fomentadas pelos fundos comunitários Next Generation, o maior estímulo alguma vez visto na Europa, bem como pelo Acordo Verde Europeu, o roteiro para tornar a Europa o primeiro continente neutro em termos de carbono até 2050. Com uma visão global, a GMC reunirá na sua terceira edição, de 19 a 21 de novembro de 2024, no Centro de Exposições de Madrid, líderes de todos os setores envolvidos para partilharem a sua visão sobre o desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentável e iniciativas empresariais.