Durante os dois primeiros dias do evento, oradores e expositores sublinham a viabilidade de impulsionar um novo paradigma de mobilidade que seja verde, acessível e transversal
Até 26 de outubro, decorrerão no IFEMA conversas sobre eco-cidades, transição energética, descarbonização dos transportes ou o papel das novas tecnologias, entre outros
Madrid, 26 de outubro de 2023 - A segunda edição da Global Mobility Call reforçou o papel deste evento como o único centro multissectorial com uma abordagem abrangente à mobilidade sustentável. Oradores, expositores e participantes reunidos na IFEMA MADRID durante os últimos dois dias sublinharam a importância de promover um novo paradigma de mobilidade que seja ecológico, acessível, transversal e já viável. O evento prolongar-se-á até amanhã com mais mesas redondas e palestras sobre eco-cidades, transição energética, descarbonização dos transportes e o papel das novas tecnologias, entre outros.
A Global Mobility Call recebeu mais de 10.000 profissionais de todo o mundo para assistirem a um programa de congresso com mais de 470 oradores e uma área de exposição com mais de 104 organizações participantes que apresentaram a sua gama completa de serviços, soluções e produtos.
A Ministra espanhola dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, que abriu oficialmente o Global Mobility Call, sublinhou a importância deste fórum "para dar segurança e proteção e tentar encontrar respostas e soluções para as questões levantadas pelos cidadãos face às novas formas de mobilidade".
Além disso, alguns dos principais oradores no palco principal apelaram também à implementação da mobilidade sustentável no futuro a nível mundial. Bertrand Piccard, aeronauta, explorador, psiquiatra e presidente da Fundação Solar Impulse, insistiu na necessidade de mudar a forma como abordamos as necessidades energéticas, passando da quantidade de produção para a eficiência do consumo. Peggy Liu, da JUCCCE (Joint US China Collaboration on Clean Energy), defendeu o papel que a China pode desempenhar como "parceiro-chave em termos de infra-estruturas" para a mobilidade sem pegada ecológica.
Novidades na área de exposição
A área de exposição da Global Mobility Call acolheu também a apresentação de novidades de destaque como o novo carro das 24H de LeMans, movido a hidrogénio-eletricidade, o primeiro táxi aéreo espanhol movido a drones; o autocarro autónomo da CTAG by PwC, um girocóptero com o drone da Polícia, e o autocarro autónomo da Karsan.
Adicionalmente, a Global Mobility Call realizou os seus GMC Awards, cuja 1ª edição reconheceu a inovação, a sustentabilidade e o empreendedorismo no ecossistema da mobilidade. Os prémios atribuídos foram Innowinner, para a empresa Antolin; Personalidade, para a Trent Victor; e Participação Sustentável, para o stand da empresa Arriva.
Destaques do último dia
O Global Mobility Call desta edição termina amanhã, abordando ainda temas chave para a mobilidade sustentável como "Sustainable mobility in a third industrial revolution", por Jeremy Rifkin, Conselheiro da UE desde 2000 (16.00h GMT+2, Main Stage); o programa Corredor 360º, parte da agenda europeia de mobilidade sob a Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia, ou o encerramento oficial do evento com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Madrid, José Luis Martínez-Almeida.
Todas as conferências podem ser seguidas em direto a partir do Website da GMC.
Veja o programa completo do Concurso para a Mobilidade Global aqui.
Agencia EFE
Marta Cacho
Communications Manager
Communications Manager
Tel.: +34 626 632 326
mcacho@ifema.es
Elena Valera
International Press
Tel.: +34 629 644 208
evalera@ifema.es
Tel.: +34 629 644 208
evalera@ifema.es